Advertisement
Zod de capa
"A fundação deve ser construída sob alguma coisa."

Este artigo é um esboço.
Você pode ajudar a Wiki DC Comics Extended Universe expandindo-o.

Zeus, também conhecido como Júpiter pelos romanos, era o rei dos Velhos Deuses, adorado pelas Amazonas, gregos e antigas civilizações romanas. Ele era pai de vários filhos, que incluem: o Deus da Guerra Ares, a Deusa da Caça Artemis, bem como os semideuses Hércules e a Mulher Maravilha.[1]

Quando todos os outros deuses foram mortos por Ares, Zeus lutou e foi capaz de derrotar e ferir gravemente Ares, deixando-o enfraquecido, antes que ele usasse o resto de seu poder para criar uma ilha chamada Themyscira onde as Amazonas poderiam viver escondidas da humanidade e de Ares, morrendo no processo.[1]

Apesar de sua morte, seu legado viveu tanto por meio de sua filha Diana, também conhecida como Mulher Maravilha,[1] quanto pelos poderes do mago Shazam e seus campeões, a família Shazam, que eram capazes de aproveitar parte do poder de Zeus para seu próprio uso.[2]

Curiosidades[]

  • O Zeus do DCEU tem várias diferenças em relação a sua contraparte da mitologia grega original - o Zeus original não havia sido o responsável pela criação da humanidade (Prometheus foi o responsável), e era muito mais narcisista e cruel, além de ser menos sábio e amoroso.
  • Em algumas versões, no entanto, Zeus criou várias variantes da espécie humana.
  • A vida e o papel de Zeus no DCEU com a humanidade são bastante semelhantes ao papel do Deus bíblico por várias razões.
    • Zeus e Deus criaram a humanidade, concedeu-lhes muitas virtudes e os amou muito.
    • Zeus e Deus derrotaram um ex-aliado - e criança - que se tornou arqui-inimigo (Ares e Lúcifer), expulsando-o do reino divino (Olimpo e Céu) por sua rebeldia.
    • Quando os antigos estoicos gregos se referiam a Zeus, eles se referiam a ele como o motor principal atemporal e imóvel além do espaço e do tempo (o conceito complexo geral de Deus) de que falaram Aristóteles e Platão - a quem os romanos chamavam de Júpiter (ou às vezes Deus) - em vez de um homem de barba grisalha e manto, como comumente retratado.
  • Júpiter, o quinto e maior planeta do Sistema Solar, é nomeado após o nome romano de Zeus.
  • Quinta-Feira, na maioria das línguas românicas, também recebe o nome do Zeus romano.
  • Na DC Comics, o "Z" de "SHAZAM" é usado para significar Zeus.
  • Zeus devia ter pelo menos 197.984 anos quando criou os seres humanos.

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 Heinberg, Allan, Snyder, Zack, Fuchs, Jason (escritores) & Jenkins, Patty (diretora) (22 de junho de 2017). Wonder Woman.
  2. Gayden, Henry, Lemke, Darren (escritor) & Sandberg, David F. (diretor) (5 de abril de 2019). Shazam!.
Advertisement