FANDOM

Está por vir
"Não vejo a hora de mostrar meus brinquedos."

Este artigo é sobre um conteúdo não-lançado e está sujeito a mudanças.
Você pode ajudar a Wiki DC Comics Extended Universe editando e adicionando novas informações.
Zod de capa
"A fundação deve ser construída sob alguma coisa."

Este artigo é um esboço.
Você pode ajudar a Wiki DC Comics Extended Universe expandindo-o.
Para ver o corte teatral do filme, veja Justice League.

"Eu gostaria de agradecer a equipe da HBO Max e da Warner Brothers por este bravo gesto de apoiar os artistas e permitir que suas verdadeiras visões se realizem. E também um agradecimento especial a todos os envolvidos no movimento SnyderCut por fazer isso realidade."
―Zack Snyder[[fonte]]

Zack Snyder's Justice League, originalmente conhecido não-oficialmente como Snyder Cut, é o corte do diretor Zack Snyder para Justice League que será finalizado e lançado no serviço de streaming HBO Max em 2021.[1] Originalmente um filme, esta versão será dividida em quatro partes de uma hora cada e será distribuída mundialmente. Após o lançamento de todos os quatro episódios, será disponibilizado como um longo filme de quatro horas.[4]

Por anos houveram especulações de uma versão do diretor para Justice League, com muitos apontando que o corte teatral não condizia com a visão de Snyder e o que foi mostrado nos primeiros trailers do filme. Um movimento conhecido como #ReleaseTheSnyderCut moveu a internet por meses em busca do lançamento do corte original do diretor. Snyder diversas vezes havia confirmado a existência do corte, até que em maio de 2020 foi confirmado para lançar no serviço de streaming HBO Max.[1]

Durante a gravação de Justice League, Snyder deixou o projeto para passar um tempo com sua família após uma tragédia pessoal; embora haja especulações de que ele também o tenha feito para evitar dirigir refilmagens obrigatórias. Joss Whedon escreveu e dirigiu as refilmagens, que foram extensas e modificaram bastante o filme. O corte teatral lançado nos cinemas foi resultado da entrada de Whedon.

Os fãs acreditam que Snyder filmou cenas suficientes para montar um corte do filme completo. Esta versão é a forma que foi puramente feita por Snyder e é chamadas pelos fãs como "Snyder Cut". Os defensores do movimento acompanharam todos as postagens de Snyder no Vero, uma rede social que se tornou o lar do diretor para fotos dos bastidores.

Produção

Roteiro original

"O Justice League original que Chris [Terrio] e eu escrevemos, nem filmamos. Muito disso foi filmado, mas a ideia real, a difícil, difícil, a assustadora, nunca filmamos porque o estúdio ficou tipo 'Isso é loucura'. E nós éramos tão inseguros na época depois que [Batman v Superman] saiu, nós pensamos: 'Eu acho que é loucura. Nós somos loucos. Haverá histeria em massa nas ruas se filmarmos isso'."
―Zack Snyder sobre o seu roteiro original[fonte]

Após o lançamento de Man of Steel em 2013, o diretor Zack Snyder planejou a base do Universo Estendido DC, que centraria em torno de um arco de cinco filmes, incluindo Man of Steel, Batman v Superman: Dawn of Justice (2016), e uma trilogia da Liga da Justiça.[5] A visão original de Snyder era fazer Batman v Superman ser o mais sombrio da franquia, e fazer com que os filmes se tornassem mais esperançosos a partir daí.[6][7] No entanto, Batman v Superman foi mal recebido, com críticas direcionadas ao seu tom sombrio, falta de humor e ritmo lento. Essa reação levou a distribuidora Warner Bros. e Snyder a reavaliar os próximos filmes do DCEU, particularmente Suicide Squad (2016), que já havia encerrado a fotografia principal, e Justice League, que estava a um mês das filmagens. Snyder e o roteirista Chris Terrio reescreveram Justice League para ter um tom mais esperançoso do que o planejado originalmente.[6][8] Snyder descrevia seu roteiro original de Justice League como "sombrio" e "assustador". De acordo com artes conceituais, as cenas envolvendo Apokolipse e os Novos Deuses eram fortemente influenciadas pelo trabalho de H. R. Giger.[6]

Originalmente, Lobo da Estepe e seus Parademônios seriam os vilões de Suicide Squad controlando a Magia com as Caixas Maternas,[9][10] e Darkseid seria o principal antagonista em Justice League. De acordo com Snyder, pelo menos parte do filme foi definido para explorar o "Pesadelo" de Bruce Wayne—a cena em Batman v Superman onde Bruce Wayne tem uma visão de Gotham de um futuro pós-apocalíptico, seguido pelo Flash aparecendo para lhe dizer que Lois Lane é a "chave" e teme que seja "muito cedo". No roteiro inicial de Justice League, a sequência de "Pesadelo" fazia Darkseid usar um tubo de boom para se teletransportar para a Batcaverna e matar Lois Lane. Isso tornaria Superman suscetível à Equação Anti-Vida de Darkseid, a fórmula matemática fictícia dos quadrinhos para controlar a mente de seres sencientes. Com Superman sob o controle de Darkseid, eles assumem o controle da Terra e criam o futuro pós-apocalíptico visto no "Pesadelo" de Wayne. Batman e Ciborgue trabalharam juntos para criar uma máquina do tempo para enviar Flash de volta no tempo para salvar Lois e evitar que Superman caísse sob o controle de Darkseid. O Flash tem dois destinos possíveis no tempo, um dos quais resultou em seu discurso "muito cedo" em Batman v Superman.[6][10][11] Esta versão de Justice League nunca foi filmada.[12]

Filmagens de Justice League

As filmagens de Justice League começaram em abril de 2016[13] e terminaram em dezembro do mesmo ano.[14] Meses depois, vários cortes de Justice League de Snyder foram mostrados aos executivos da Warner Bros., além de amigos e familiares de Snyder. Um tempo final de duração foi alcançado, embora os cortes apresentassem efeitos visuais incompletos e mixagem parcial de áudio. Snyder disse que ele teve vários cortes que foram essencialmente "feitos", precisando apenas de "alguns ajustes de CG" para serem concluídos.[15][14] O contribuinte da Forbes, Mark Hughes, relatou que o corte de Snyder estava mais de 90% completo,[16] enquanto The Daily Telegraph citou um especialista em efeitos visuais ao estimar que a Warner Bros. precisaria de outros $30-40 milhões para finalizar o filme.[17] Os executivos da Warner Bros. que viram o corte de Snyder sentiram que o diretor fez esforços significativos para aliviar o tom após as críticas negativas de Batman v Superman.[18] Apesar disso, a Warner Bros. ainda estava insatisfeita com o resultado e relatórios internos indicaram que o estúdio considerou o corte "inassistível".[19]

Após desaprovar a direção de Snyder, a Warner Bros. contratou Joss Whedon, que dirigiu os filmes do Universo Cinematográfico Marvel, The Avengers (2012) e Avengers: Age of Ultron (2015), para reescrever o roteiro e ajudar com extensas refilmagens.[18] O CEO da Warner Bros, Kevin Tsujihara, determinou que a duração de Justice League não fosse superior a duas horas.[20] A Warner Bros também decidiu não adiar a data de lançamento (o que daria aos cineastas mais tempo para concluir adequadamente Liga da Justiça) para que os executivos pudessem manter seus bônus anuais e em parte devido a preocupações de que a empresa AT&T dissolvesse o estúdio após uma futura fusão.[21] Esperava-se que Snyder filmasse as cenas que Whedon reescreveu, e os dois estavam trabalhando juntos para atender aos pedidos da Warner Bros. quando a filha de Snyder, Autumn Snyder, cometeu suicídio em março de 2017.[18] Snyder continuou a trabalhar em Justice League por dois meses para se distrair, antes de deixar o cargo em maio.[22] Sua esposa Deborah Snyder, que estava produzindo Justice League, também deixou o projeto.[15]

Depois que Snyder saiu, Whedon assumiu controle sobre a produção de Justice League,[22] embora Snyder ainda teve o crédito de diretor pelo filme lançado. Whedon adicionou cerca de 80 novas páginas ao roteiro.[23] O compositor Junkie XL completou sua trilha sonora para o filme antes de ser substituído por Danny Elfman no meio da pós-produção.[24] As cenas que Whedon escreveu ou refilmou para o lançamento no cinema apresentaram um tom mais leve e mais humor, além de reduzir o nível de violência visto na direção mais sombria de Snyder.[18] Para cumprir o tempo de duração determinado pela Warner Bros., mais de 90 minutos das filmagens de Snyder foram removidos, mas o resultado ainda seguia o esboço básico da história. Enquanto o corte inicial tinha sido mal recebido pelo público-teste, a exibição inicial do corte de Whedon tinha tido uma recepção melhor, então a Warner Bros decidiu seguir em frente.[20] Justice League foi lançado nos cinemas em 17 de novembro de 2017.[25]

Críticos descreveram o corte do cinema como um filme "Frankenstein", obviamente o trabalho de dois diretores diferentes com visões concorrentes.[21] Justice League arrecadou $657,9 milhões contra orçamento estimado em $300 milhões.[25] Não atingindo um ponto de equilíbrio contábil de $750 milhões, a Deadline Hollywood relatou que o filme deu um prejuízo em torno de $60 milhões para a Warner Bros..[26] Devido ao fraco desempenho do filme, a Warner Bros. decidiu se afastar da visão de Snyder para um universo compartilhado de filmes interconectados e focar em filmes independentes e franquias solo.[27] Apesar disso, James Wan, diretor de Aquaman (2018), foi relatado ter consultado Snyder e mostrado diversos esboços e cortes iniciais de seu filme, para manter sua visão coerente com a que Snyder planejava para o DCEU.[28]

Campanha #ReleaseTheSnyderCut

Lançamento na HBO Max

Lançamento

Zack Snyder's Justice League será lançado em 2021 no serviço de streaming HBO Max.

Marketing

Juntamente com o anúncio de Zack Snyder's Justice League, a HBO lançou pôsteres representando os seis membros da Liga da Justiça. Embora esses pôsteres tenham sido usados anteriormente para a campanha de marketing da versão que foi para o cinema, os da HBO apresentavam um filtro em preto e branco e enfatizavam fortemente o nome de Snyder. Chris Agar, do Screen Rant, chamou o filtro de "um forte contraste com os pôsteres coloridos de Justice League que foram predominantes na preparação para o lançamento no cinema, que é definitivamente uma escolha intencional para separar as duas versões do filme".[29]

A HBO Max divulgou um teaser de poucos segundos no dia 18 de junho de 2020 mostrando Darkseid pela primeira vez, junto a uma cena deletada com a Mulher-Maravilha vendo uma pintura do vilão.[30] Durante o evento de fãs Justice Con em 26 de julho, Zack Snyder conversou sobre o filme e o movimento que o levou a ter a chance de concluir sua visão para a Liga da Justiça, e também divulgou uma cena mostrando Superman com seu uniforme negro, feito digitalmente.[31] Também havia sido anunciado que Zack Snyder's Justice League teria um painel durante o evento DC FanDome. Um teaser for publicado no canal HBO Max para a contagem regressiva até o evento.[32] As 18:30 do dia 22 de agosto, Zack Snyder, Ben Affleck, Henry Cavill, Ezra Miller, Ray Fisher, Gal Gadot e Patty Jenkins falaram mais sobre esta versão de Justice League durante o painel do filme na DC FanDome, e Snyder mostrou um trailer com cenas inéditas, incluindo o novo visual de Lobo da Estepe, a aparição de Iris West, a morte de Silas Stone, e mais.[33]

Galeria

Imagens promocionais

Trailers e vídeos

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Matt Donnelly. Zack Snyder Will Release the ‘Snyder Cut’ of ‘Justice League’ on HBO Max. Página visitada em 20/05/2020.
  2. STEPHEN M. COLBERT. (EXCLUSIVO) Música de Justice League Snyder Cut está pronta, confirma Junkie XL. Screenrant. Página visitada em 21/05/2020.
  3. 3,0 3,1 Justice League: Junkie XL, Hans Zimmer Confirmed for Snyder Cut (em Inglês). Comic Book Resource. Página visitada em 09/07/2020.
  4. 4,0 4,1 DC FanDome (22 de agosto de 2020). Painel de Zack Snyder's Justice League.
  5. What Was Zack Snyder's Original 5 Movie DCEU Plan? (em Inglês). Screen Rant (25 de abril de 2018). Página visitada em 17 de junho de 2019.
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 Colbert, Stephen M. (26 de março de 2019). There Are THREE Versions Of Justice League (Including The Snyder Cut): We Explain» (em Inglês). Screen Rant. Página visitada em 17 de junho de 2019.
  7. Schmidt, JK (2 de janeiro de 2018). New 'Justice League' Concept Art Provides a Glimpse at Zack Snyder's Vision (em Inglês). Comicbook.com. Página visitada em 17 de junho de 2019.
  8. Outlaw, Kofi (2 de outubro de 2017). Zack Snyder Always Intended Justice League To Rise Out Of The Darkness (em Inglês). Comicbook.com. Página visitada em 16 de julho de 2019.
  9. Mancuso, Vinnie (25 de novembro de 2018). 'Suicide Squad' Originally Included Steppenwolf, Says David Ayer (em Inglês). Collider. Página visitada em 17 de junho de 2019.
  10. 10,0 10,1 Nolan, L.D. (25 de novembro 2018). Steppenwolf Was Originally a Huge Part of Suicide Squad" (em Inglês). Comic Book Resources Valnet Inc. Página visitada em 17 de junho de 2019.
  11. Cardona, Ian (26 de março de 2019). Darkseid Was Going to Kill Lois Lane in Zack Snyder's Justice League (em Inglês). Comic Book Resources. Valnet Inc. Página visitada em 17 de junho de 2019.
  12. Hood, Cooper (25 de março de 2019). Zack Snyder Confirms Original Justice League Script Was Not Shot (em Inglês). Screen Rant.
  13. Breznican, Anthony (21 de fevereiro de 2016). 'Justice League' begins shooting April 11 (em inglês). Entertainment Weekly. Página visitada em 11 de outubro de 2020.
  14. 14,0 14,1 Dumaraog, Ana (12 de junho de 2019). Justice League Artist Breaks Down How Complete the Snyder Cut Is (em inglês). Screenrant. Página visitada em 11 de outubro de 2020.
  15. 15,0 15,1 Borys Kit (22 de maio de 2017). Zack Snyder Steps Down From 'Justice League' to Deal With Family Tragedy (em inglês). Hollywood Reporter. Página visitada em 12 de outubro de 2020.
  16. M. Colbert, Stephen (5 de agosto de 2019). Justice League: The Snyder Cut Could Cost $30-40 Million to Complete (em inglês). Screenrant. Página visitada em 11 de outubro de 2020.
  17. O'Hara, Helen (5 de agosto de 2019). Justice League stars Ben Affleck and Gal Gadot want to #ReleaseTheSnyderCut: but what is it, exactly? (em inglês). Telegraph Media Group. Página visitada em 11 de outubro de 2020.
  18. 18,0 18,1 18,2 18,3 Fritz, Ben (19 de julho de 2018). Holy Director’s Cut, Batman! ‘Justice League’ Fans Demand a New Version of a Superhero Flop (em inglês). The Wall Street Journal. Página visitada em 11 de outubro de 2020.
  19. Goldberg, Matt (12 de fevereiro de 2018). Zack Snyder Was Reportedly Fired from ‘Justice League’ (em inglês). Collider. Página visitada em 11 de outubro de 2020.
  20. 20,0 20,1 Fritz, Ben (6 de novembro de 2017). The Quest to Save ‘Justice League’ (em inglês). The Wall Street Journal. Página visitada em 11 de outubro de 2020.
  21. 21,0 21,1 Gonzalez, Umberto (29 de novembro de 2017). How ‘Justice League’ Became a ‘Frankenstein’ (Exclusive) (em inglês). The Wrap. Página visitada em 11 de outubro de 2020.
  22. 22,0 22,1 Olsen, Mark (27 de maio de 2017). Zack Snyder to leave 'Justice League' following family tragedy; Joss Whedon to take over film (em inglês). Los Angeles Times. Página visitada em 12 de outubro de 2020.
  23. Buchanan, Kyle (19 de novembro de 2019). Why Ben Affleck and Gal Gadot Are Tweeting #ReleaseTheSnyderCut (em inglês). The New York Times. Página visitada em 12 de outubro de 2020.
  24. Chichizola, Corey (15 de junho de 2017). Original Justice League Composer Responds To Being Replaced (em inglês). Cinema Blend. Página visitada em 12 de outubro de 2020.
  25. 25,0 25,1 'Justice League'. Box Office Mojo. Página visitada em 12 de outubro de 2020.
  26. How Warner Bros. Sold ‘Ready Player One’ On The Spielberg Spirit & Beat Tracking With $53M+ 4-Day – Sunday Postmortem (em inglês). Deadline (31 de março de 2018). Página visitada em 12 de outubro de 2020.
  27. Donelly, Matt (20 de maio de 2020). Zack Snyder Will Release the ‘Snyder Cut’ of ‘Justice League’ on HBO Max (em inglês). Variety. Página visitada em 12 de outubro de 2020.
  28. Martins, Rafael. AQUAMAN – ZACK SNYDER AJUDOU JAMES WAN A DESFAZER MUDANÇAS FEITAS EM “LIGA DA JUSTIÇA”! (em português). Página visitada em 12 de outubro de 2020.
  29. Chris Agar. Justice League’s Snyder Cut Character Posters Use Theatrical Release Images (em Inglês). Screenrant.
  30. HBO Max (18 de junho de 2020). Zack Snyder’s Justice League - Sneak Peek - HBO Max (em Inglês). YouTube.
  31. HBO Max (26 de julho de 2020). BEST QUALITY - Black Suit Superman meets Alfred - Zack Snyder's Justice League (Sneak Peek) (em Inglês). YouTube.
  32. HBO Max (21 de agosto de 2020). Zack Snyder’s Justice League - Countdown Tease - HBO Max (em Inglês). YouTube.
  33. HBO Max (22 de agosto de 2020). Zack Snyder’s Justice League Official Teaser HBO Max (em Inglês). YouTube.

Filmes no Universo Estendido DC
Lançados Man of SteelBatman v Superman: Dawn of JusticeSuicide SquadWonder WomanJustice LeagueAquamanShazam!Harley Quinn: Birds of Prey
Em produção Wonder Woman 1984Zack Snyder's Justice LeagueThe Suicide SquadBlack AdamThe FlashShazam!: Fury of the GodsSequência de Aquaman
Anunciados BatgirlBlue BeetleCyborgGotham City SirensGreen Lantern CorpsJustice League DarkSequência de Justice LeagueLoboSequência de Man of SteelThe New GodsNightwingPlastic ManSupergirlZatannaThe Trench