FANDOM

Para outros usos de Man of Steel, veja Man of Steel (desambiguação).

Man of Steel (no Brasil, O Homem de Aço; em Portugal, Homem de Aço) é um filme anglo-americano de 2013, baseado no personagem Superman da DC Comics e distribuído pela Warner Bros. Pictures. É o primeiro filme do Universo Estendido DC, sendo dirigido por Zack Snyder e escrito por David S. Goyer. O elenco é composto por Henry Cavill como Clark Kent, Superman, Amy Adams como Lois Lane, e Michael Shannon como General Zod. Man of Steel é um reboot da série cinematográfica do Superman, mostrando a história de origem do personagem.

Enredo

O enredo do longa-metragem narra a origem do famoso herói da DC Comics, Superman, introduzindo o Universo Estendido DC, o novo universo cinematográfico que envolve os heróis da empresa em um mundo mais atual e realista, mostrando o lado humano dos personagens além dos próprios seres que habitam a Terra e suas diversas reações a acontecimentos estranhos. Em Man of Steel nos vemos a reação dos humanos com a chegada de um extra-terrestre e uma nova história para o Homem de Aço, contando sua origem enquanto ao mesmo tempo, narra os tempos atuais.

A história segue pela visão de Clark Kent, um Kryptoniano que viveu sua vida inteira entre humanos, mesmo tendo poderes inimagináveis na Terra. Ele aprendeu a conviver entre as pessoas graças a criação de seu pai Jonathan Kent e Martha Kent em uma fazenda de Smallville, que o ensinaram a esconder seus poderes acreditando que a humanidade não estava pronta para ver seus dons. Com o tempo, Clark descobre a verdade de seu planeta natal Krypton e de seus pais, além de se apaixonar pela repórter do Planeta Diário Lois Lane.

Elenco

Elenco de dublagem

Créditos

Créditos Dublagem
Estúdio de Dublagem Delart, Rio de Janeiro
Direção de Dublagem Guilherme Briggs
Tradução Sérgio Cantú
Locutor Luiz Feier Motta
Locutor dos Créditos
Mídia Cinema/DVD/Blu-ray/TV Paga/Televisão

Produção

Em agosto de 2008, a Warner Bros. decidiu reiniciar completamente a série de filmes do Superman. Jeff Robinov planejava lançar o filme em 2010 ou 2011. Paul Levitz declarou em uma entrevista que Batman detém a chave para a reinicialização do Superman. Ele elaborou: "Todo mundo está esperando o Nolan assinar para fazer outro Batman, uma vez que isso aconteça, a data de lançamento para o Superman e todos os outros projetos futuros se seguirão". Em agosto de 2009, uma decisão judicial deu em que a família de Jerry Siegel recapturou 50% dos direitos das origens do Superman e a parte de Siegel dos direitos autorais na Action Comics nº 1.

Man of Steel emprega uma narrativa de trama não-linear, contando partes da história através de flashbacks. Durante discussões sobre a história de The Dark Knight Rises, em 2010, David S. Goyer contou a Christopher Nolan suas idéias sobre como apresentar o Superman em um contexto moderno. Impressionado com o conceito de Goyer, Nolan apresentou a ideia à Warner Bros., que contratou Nolan para produzir e Goyer para escrever um filme baseado no sucesso financeiro e crítico de The Dark Knight. Nolan admirava o trabalho de Bryan Singer em Superman Returns por sua conexão com os filmes de Richard Donner, afirmando que "muitas pessoas abordaram o Superman de muitas maneiras diferentes. Eu só sei o jeito que isso funcionou para nós, é o que eu sei fazer", enfatizando a ideia de que o Batman existe em um mundo onde ele é o único super-herói e uma abordagem semelhante em Man of Steel asseguraria a integridade necessária para o filme. "Cada um serve para a lógica interna de sua história. Eles não têm nada a ver um com o outro". Nolan, no entanto, esclareceu que o novo filme não teria qualquer relação com a série de filmes anterior.

Embora originalmente havia sido feito para ser o primeiro de uma trilogia independente do Superman, foi decidido que o filme serviria como o primeiro de um Universo Estendido DC, seguindo o sucesso de bilheteria de The Avengers de 2012. Jeff Robinov, presidente da Warner Bros., afirmou que "está dando o tom para o que os filmes vão ser daqui em adiante. Isso, é definitivamente o nosso primeiro passo". Planos incluídos para o filme continham referências à existência de outros super-heróis, aludindo a filmes futuros no UEDC. Guillermo del Toro, com quem Goyer trabalhou em Blade II, recusou a posição do diretor no reboot por causa de seu compromisso com a adaptação cinematográfica de At the Mountains of Madness, enquanto Robert Zemeckis também foi sugerido para o papel, antes de Zack Snyder ser contratado em outubro de 2010 para dirigir o reboot.

Lançamento

Man of Steel realizou uma estreia no tapete vermelho no Alice Tully Hall do Lincoln Center em Nova York em 10 de junho de 2013, que contou com a presença dos principais membros do elenco. O filme recebeu um amplo lançamento em 14 de junho de 2013, nos cinemas convencionais, 3D e IMAX.

Vídeo caseiro

Para Man of Steel, foi lançado como um DVD de disco único (apenas longa-metragem), em DVD de dois discos com recursos bônus e respectivos pacotes de Blu-ray e Blu-ray 3D em 12 de novembro de 2013, e no Reino Unido em 2 de dezembro de 2013. Em janeiro de 2019, Man of Steel vendeu mais de 2,3 milhões de DVDs, além de um total estimado de 3,3 milhões de discos Blu-ray, totalizando $44,2 milhões e $75,2 milhões, respectivamente, arrecadando $119,41 milhões em vendas. Mais tarde, o filme foi lançado no formato Blu-ray 4K Ultra HD em 19 de julho de 2016.

Galeria

Imagens promocionais

Vídeos

Links externos

Filmes no Universo Estendido DC
Lançados Man of SteelBatman v Superman: Dawn of JusticeSuicide SquadWonder WomanJustice LeagueAquamanShazam!Harley Quinn: Birds of Prey
Em produção Wonder Woman 1984Zack Snyder's Justice LeagueThe Suicide SquadBlack AdamThe FlashShazam!: Fury of the GodsSequência de Aquaman
Anunciados BatgirlBlue BeetleCyborgGotham City SirensGreen Lantern CorpsJustice League DarkSequência de Justice LeagueLoboSequência de Man of SteelThe New GodsNightwingPlastic ManSupergirlZatannaThe Trench