FANDOM

Krypton era um planeta no sistema Rao em órbita de um sol vermelho conhecido como Rao. Era a casa notável dos Kryptonianos, antes que o planeta fosse destruído em uma explosão sísmica devido á mineração descuidada do núcleo planetário.

Antes da implosão, Krypton suportou a Guerra Civil de Krypton, que resultou na morte de seu principal cientista, Jor-El, e no encarceramento do General Dru-Zod e a Espada de Rao. Quase todos os kryptonianos foram mortos na implosão, exceto Kal-El, Zod e a Espada de Rao.[2]

História

Primeiros anos

Formação

Krypton se formou há mais de 8,7 milhões de anos, e o desenvolvimento da vida celular levou á criação e a evolução dos kryptonianos.[1]

Sua cultura começou a explorar outras galáxias há 18 mil anos e até estabeleceu postos coloniais em outros planetas. No entanto, os Kryptonianos abandonaram suas colônias e começaram o cultivo genético, artificialmente criando recém-nascidos para papéis pré-determinados na sociedade. Como resultado, os recursos do planeta se esgotaram.[2]

Destruição

Kal-El saindo de Krypton

Nave de Kal-El saindo de Krypton.

Krypton estava condenada á destruição por causa da mineração descuidada de seus habitantes no núcleo do planeta, acelerando uma futura implosão sísmica. Jor-El tentou alertar ao Conselho Governante sobre seus erros, mas ao mesmo tempo, o General Dru-Zod tentou um golpe de estado, começando a Guerra Civil Kryptoniana. Jor-El usou esse golpe como distração e pegou o códex de crescimento de Krypton e o infundiu em seu filho, na esperança de preservar a raça kryptoniana, antes de mandá-lo á Terra. Enfurecido, Zod matou Jor-El, mas foi preso pelos Guardas de Safira pouco depois.[2]

Destruição de Krypton

A destruição de Krypton.

Zod e seus seguidores foram banidos para a Zona Fantasma por 300 anos, pouco antes do planeta implodir, em 1980, levando os kryptonianos á sua quase extinção. Isso causou a libertação de Zod e seus seguidores da Zona Fantasma logo depois por causa da onda de choque.[2]

Geografia

Krypton é retratada como tendo um terreno parecido com o da Terra, composto de cânions e oceanos. Sua gravidade era muito maior que a da Terra, e sua composição atmosférica diferia ao ponto de ser inadequada para humanos. Krypton contou com muitas cidades que erma áreas metropolitanas imponentes cercadas por muros e torres.[2]

Guerras e conflitos

Referências

  1. 1,0 1,1 Flashback FilmMaking (24 de abril de 2018). Krypton 'Man of Steel' Special Features (em inglês). YouTube.
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 Goyer, David S., Nolan, Christopher (escritores) & Snyder, Zack (diretor) (14 de junho de 2013). Man of Steel.