Advertisement

"Tem que decidir que tipo de homem vai querer ser quando crescer Clark, porque o que quer que seja esse homem, bom ou mau, ele vai mudar o mundo."
―Jonathan Kent para seu filho, Clark[fonte]

Jonathan Kent era um fazendeiro da cidade de Smallville, Kansas. Ele e sua esposa Martha encontraram um bebê em uma nave Kryptoniana e criaram o bebê como se fossem seus, chamando-o de Clark Kent. Jonathan sabia que Clark estava destinado à grandeza, e o educou para que escondesse seus poderes até chegar a hora de usá-los. Este segredo resultou em diversas brigas com o filho adotado, e eventualmente o levou a ter de escolher entre deixar Jonathan morrer e manter o seu segredo, ou salvá-lo e se revelar ao mundo durante sua juventude. Jonathan morreu neste incidente, e motivou Clark a buscar mais respostas sobre quem era antes de se revelar a humanidade.

Biografia[]

Jonathan nasceu em Smallville, Kansas, em 1951, como parte de uma geração de agricultores junto a seu irmão, Harry Kent Junior.[1]

Em 1963, Jonathan salvou sua fazenda de um inundamento, sendo considerado um herói pela sua família e recebendo um bolo de presente. No entanto, a água que ele desviou da sua fazenda atingiu a fazenda da família Lang, que perdeu seus cavalos e tomou um grande prejuízo. Jonathan afirma não ter dormido direito desde aquele dia, sonhando com seus cavalos afogando.[2]

Casando com Martha[]

Aos 22 anos, Jonathan se casou com outra garota local, Martha Clark, em 21 de outubro de 1973. Jonathan e Martha assumiram o controle da Fazenda Kent e a administraram juntos, mas não puderam ter seus próprios filhos.[1]

Adotando Clark[]

O bebê Kal-El é descoberto por Martha e Jonathan Kent

Jonathan e Martha encontram Clark.

Uma noite em 1980, uma nave alienígena caiu em um de seus campos de milho. Investigando, os dois encontraram a nave e um pequeno bebê. Eles leva o bebê para dentro e esconderam a nave em seu celeiro.[3][1] Eles adotaram o bebê e o chamaram de "Clark Joseph Kent", combinando o sobrenome de solteira de Martha com o de Jonathan.[4]

Conforme Clark crescia, ele desenvolveu um forte vínculo com Jonathan, e também habilidades incríveis, como invulnerabilidade e força sobre-humana. Temendo a reação de outras pessoas, Jonathan incutiu em Clark a necessidade de esconder essas habilidades de todos os outros e agir longe da atenção.[1][4]

Revelando a herança de Clark[]

Jonathan mostra a chave para Clark

Jonathan mostra a Clark a nave que ele veio para a Terra.

Em 1993, quando Clark tinha 13 anos. Pete Ross, um garoto da classe de Clark, intimidava seu filho continuamente e Jonathan estava lá para ajudá-lo, lembrando-o de esconder suas habilidades. Naquele mesmo dia, Clark e sua classe fizeram uma viagem escolar e o ônibus passou por uma ponte e caiu em um rio. Clark usou suas habilidades para salvar todos no ônibus com algumas crianças vendo e contando aos pais. Jonathan e Martha defenderam Clark dizendo que não havia nada de especial em seu filho. Mais tarde naquela noite, Jonathan e Martha discutiram a revelação da origem de Clark para ele. Jonathan saiu para ver Clark, lembrando-o de que ele não podia revelar seu lado especial a ninguém, e ficou moralmente dividido quando Clark perguntou se ele deveria deixar as pessoas morrerem. Então ele decidiu revelar a seu filho adotivo que ele veio das estrelas. Ao cair da noite, ele levou Clark para o celeiro e mostrou a ele a nave que estava embaixo, revelando que ele é um alienígena, antes de tranquilizá-lo de que ele sempre será seu filho. Ele deu a Clark a Chave de Comando que veio com ele para a Terra e que ele estava tentando descobrir por que Clark foi enviado a eles e que Clark deveria tentar descobrir o motivo.[1][4]

Morte[]

Clark vê Jonathan morrer

Clark vê seu pai morrer durante o tornado.

Quatro anos depois, quando Clark tinha 17 anos, toda a família estava no carro e presa em uma rodovia no trânsito. Quando um grande tornado começou a varrer a região, a família evacuou o carro e Jonathan disse a Clark para colocar Martha em segurança sob uma ponte próxima. Clark disse que isso poderia ajudar algumas das pessoas com seus poderes especiais, mas Jonathan foi inflexível que ele precisa manter esse lado dele em segredo. Clark tirou uma criança pequena de Jonathan e a devolveu para sua mãe enquanto Jonathan tentava ajudar outras pessoas. Percebendo que estava prestes a morrer, Jonathan sinalizou para Clark não salvá-lo para manter seu segredo seguro. Jonathan morreu enquanto Clark e Martha, junto com outros, assistiam. Jonathan foi enterrado no cemitério de Smallville ao lado de seu irmão Harry.[1][4]

Legado[]

16 anos após a morte de Jonathan, Clark finalmente encontrou a consciência de seu pai biológico, Jor-El; descobriu seu verdadeiro nome, "Kal-El"; sua verdadeira herança, o remoto planeta Krypton; bem como a razão pela qual foi enviado para a Terra, a destruição iminente de Krypton; finalmente realizando o que Jonathan o encorajou a fazer quando criança. Como tal, Clark foi finalmente capaz de se entender e aceitar totalmente, tornando-se muito mais poderoso do que nunca como resultado, tendo se tornado determinado a "continuar testando os seus limites" de seus superpoderes, até mesmo finalmente aprendendo a voar no processo.[1][4]

Personalidade[]

Jonathan foi um homem honesto que sempre acreditou na ética e na honestidade durante sua vida como fazendeiro e amava muito seu filho adotivo Clark. Apesar de Clark ser praticamente invencível, Jonathan era muito super-protetor com seu filho adotivo, temendo que o mundo não aceitasse Clark do jeito que ele e Martha o fizeram, e que sua presença na Terra mudasse tudo. No final das contas, Jonathan foi tão inflexível em não revelar o segredo de Clark para o mundo, que morreu protegendo-o. No entanto, ele morreu confiante na habilidade de Clark de aprender a razão pela qual ele foi enviado à Terra, e confiante de que Clark um dia "ficaria orgulhoso diante da raça humana" e "mudaria o mundo".

Jonathan foi até mesmo capaz de apoiar postumamente Clark, já que quando este último estava profundamente deprimido com as repercussões acumuladas de suas próprias tentativas de heroísmo como Superman, Clark lembrou que Jonathan havia passado por uma experiência um tanto semelhante quando criança, e a memória disso (que se manifestou como uma visão) é capaz de convencê-lo a retornar a Metrópolis como Superman.[2]

Relacionamentos[]

Família[]

Aliados[]

  • Hank – animal
  • Pete Ross – convidado
  • Helen Ross – convidada

Inimigos[]

  • Whitney Fordham
  • Ken Braverman

Curiosidades[]

Galeria[]

Links externos[]

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 Goyer, David S., Nolan, Christopher (escritores) & Snyder, Zack (diretor) (14 de junho de 2013). Man of Steel.
  2. 2,0 2,1 Goyer, David S., Terrio, Chris (escritores) & Snyder, Zack (diretor) (25 de março de 2016). Batman v Superman: Dawn of Justice.
  3. Goyer, David S., Johns, Geoff, Snyder, Zack, Gates, Sterling (e), Ordway, Jerry (a), Ordway, Jerry, McLeod, Bob, Rubinstein, Joe, Wiacek, Bob (i), Hi-Fi (col), Leigh, Rob (let) & Quinn, Kristy (ed). Man of Steel Prequel: (18 de maio de 2013), DC Comics
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 Cox, Greg (18 de junho de 2013). Man of Steel: The Official Movie Novelization. Estados Unidos: Titan Books.
Advertisement