FANDOM

"Antiga, deformidade Kryptoniana. E sangue do meu sangue, criado para destruir você! O seu Apocalipse!"
Lex Luthor[fonte]

Apocalipse era um Kryptoniano mutante criado por Lex Luthor do cadáver do General Zod em um ritual antigo há muito proibido, a fim de matar o Superman. Capaz de níveis apocalípticos de destruição, o Apocalipse foi impedido por uma união de forças da Mulher-Maravilha, Superman e Batman que o enfrentaram. Ele foi morto por Superman no final de sua luta feroz, que também perdeu sua vida no processo.[2]

Biografia

A Morte do Superman

Criação

Criado como um plano de contingência para seu objetivo de matar o Superman se Batman fracassasse, Lex Luthor entrou na Câmara de Gênesis da Nave de Escolta 0344 usando as impressões digitais do General Zod e sua Chave de Comando, assumindo o controle destemido de seu procedimento. Ele ordenou que aprendessem todo o conhecimento de 100.000 mundos alienígenas contidos no arquivo da nave. Entre a enorme quantidade de novos conhecimentos que Lex adquiriu, ele soube de um antigo monstro Kryptoniano e prontamente decidiu recriá-lo, como um plano final de contingência.[2]

Nascimento de Apocalipse

O nascimento de Apocalipse.

Para começar o longo processo, Lex trouxe o cadáver de Zod para a Câmara de Gênesis, cortando a própria palma e derramando seu próprio sangue no rosto de Zod. A espaçonave avisou Lex de que recriar o temível monstro era proibido pelo Conselho Legislativo Kryptoniano, mas Lex notou que o conselho havia partido há muito tempo, junto com seu planeta destruído, e ordenou que o processo continuasse mesmo assim.[2]

Nascimento

Superman salva Lex

Superman salva Lex de Apocalipse.

"Se o homem não mata Deus, o Diabo matará."
―Lex Luthor[fonte]

Após se unir a Batman para salvar Martha Kent, Superman foi confrontar Lex na nave, onde se deparou com o Apocalipse já formado. A deformidade Kryptoniana não diferenciava Lex de amigo e inimigo, o atacando e sendo impedido por Clark, que o mandou para o Heroes Park, onde começaram a lutar. O Apocalipse destruiu a estátua de Superman lá, e outros helicópteros que rodeavam o local por causa dos raios lançados pela nave momentos atrás.[2]

Superman e Apocalipse no Heroes Park

Superman e Apocalipse se encaram.

Superman então decidiu levá-lo ao Espaço, onde não teria destruição. Isso, no entanto, fez o presidente dos Estados Unidos ser pressionado a usar uma bomba atômica em ambos, acreditando que não teria nenhuma baixa a mais além de Superman. A bomba foi lançada e ambos levaram muito dano, fazendo Apocalipse cair em uma ilha deserta entre Metrópolis e Gotham City.[2]

Apocalipse, no entanto, absorveu a energia da bomba e se transformou, ficando ainda mais forte. Isso fez o General Calvin Swanwick acreditar que ele era imortal.

Morte

Batalha com a Trindade

Batman, voando com o Batwing, percebeu que apenas armas Kryptonianas poderiam feri-lo, decidindo então levá-lo de volta ao porto de Gotham onde teve sua luta com Superman, e onde estaria a lança de Kryptonita. Após atrai-lo com tiros, o Batwing foi derrubado por Apocalipse, que estava pronto para matar o Morcego. Neste momento, Mulher-Maravilha apareceu para salvá-lo, perguntando o motivo de Batman tê-lo trago a uma cidade. Bruce aproveitou para explicar que o porto estava desabitado, e neste momento Superman volta, recuperado graças ao Sol amarelo.[2]

A Trindade

A Trindade encara Apocalipse.

Com os três heróis unidos, Apocalipse sofreu outra mutação e gerou um Campo de Bioeletricidade. Superman e Mulher-Maravilha foram para cima do monstro, e Lois Lane que estava no porto, tentou pegar a lança para a Trindade, mas ficou presa embaixo d'água. Superman foi até seu resgate. Ele pegou a lança e percebeu que para derrotá-lo, teria que se sacrificar, então se despediu de Lois.[2]

Mulher-Maravilha havia conseguido predê-lo em seu laço, e Batman atingi-lo com uma granada de Kryptonita, deixando-o vulnerável. Superman então foi em Apocalipse com a lança a enfiando em seu peito, mas morrendo no processo graças as garras do monstro.[2]

Personalidade

O Apocalipse é um ser monstruoso extremamente feroz com uma sede de sangue insaciável, desejo de destruição e carnificina, o que faz dele uma ameaça quase impossível de ser detida de proporções apocalípticas. No entanto, devido à mente feroz de Apocalipse, ele tem uma inteligência limitada, sendo incapaz de diferenciar um amigo de um inimigo, tentando matar seu criador Lex Luthor logo depois de sair da Câmara de Gênesis, e não é leal a ninguém além de si próprio. Portanto, apesar de incrivelmente perigoso, Apocalipse foi relativamente enganado por Batman, que seduziu o monstro a segui-lo, permitindo que Mulher-Maravilha conseguisse se apossar dele com seu laço, permitindo também Batman enfraquecê-lo momentaneamente o monstro com uma granada de gás de Kryptonita. O que, por sua vez, deu ao Superman a abertura de que precisava para dar o golpe final no Apocalipse, com a lança de Kryptonita. No entanto, a incrível sede de sangue do monstro permitiu que ele também matasse o Superman, terminando com ambos morrendo.[2]

Poderes

Relacionamentos

Aliados

Inimigos

Links externos

Há uma galeria de imagens para Apocalipse. DC Comics 2016 logo

Referências

  1. Robin Atkin Downes (@Robin_A_Downes). Twitter. Página visitada em 25/11/2018.
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 2,7 2,8 Goyer, David S., Terrio, Chris (escritores) & Snyder, Zack (diretor) (25 de março de 2016). Batman v Superman: Dawn of Justice.